O Natal vem chegando e muitas pessoas pedem um cachorrinho de presente, principalmente as crianças.
Minha recomendação é de que...
a decisão de dar um cachorro seja sempre muito bem pensada e, de preferência, que nunca seja uma surpresa para o presenteado, já que estamos falando de um ser vivo e não de um par de sapatos que pode ser trocado na loja.
Pense do fundo do seu coração nas vantagens em adotar um cachorrinho, ao invés de comprar.
Muitas pessoas acreditam que só um cão de raça pura e com pedigree será capaz de se ajustar à sua família. Nesta mesma linha, muitos acreditam que só um filhote poderá fazer parte da matilha humana sem problemas de adaptação e que será mais dedicado e amoroso do que um cachorro adulto.
Felizmente essa não é a verdade! Cachorro adotado, seja em instituições que abrigam cachorros de rua, ou mesmo um vira-latinha recolhido quando se menos espera, pode vir a ser o melhor cachorro, o mais companheiro, o mais inteligente e dedicado que uma pessoa já sonhou na vida.
Cachorros adotados parecem ter um sentido especial de gratidão com quem os abriga.
Possuem uma enorme generosidade em esquecer e perdoar os maus-tratos que sofreram.
Costumam se adaptar mais facilmente a um novo ambiente e a novos animais de estimação.
São apegados e sinceros. Ótimos companheiros em qualquer idade.
Eles vão precisar de um período para se adaptar? É claro que vão, mas os filhotes de raça também precisam, e saber que você abrigou uma vida que estava em sofrimento não tem preço.
Agora voltando ao presente de natal: procure se certificar de que a pessoa a ser presenteada quer mesmo um cachorro e se seria melhor um filhote ou um cão adulto. Muitas vezes um peludo mais maduro pode facilitar bastante a vida de quem não tem muito tempo para ensinar xixi e cocô no lugar certo, quer um cachorro mais tranqüilo e com menos energia, ou quer fugir daquelas encrencas típicas dos filhotes que querem explorar o mundo.
Nunca dê um cachorro para uma criança sem ter certeza de que os pais não só aprovam como também vão curtir muito o novo membro da família. Não tem jeito, por mais que os filhotes humanos prometam que vão cuidar e limpar a sujeira do peludinho, a verdade é que sempre sobra para os pais.
E claro, você também pode se dar esse presente! ;D
0 comentários:
Postar um comentário